terça-feira, outubro 04, 2005

Labirintos

------------------
--> --> --> -->
------------------
<-- <-- <-- <--
------------------

Quando somos crianças. Quando andamos na escola primária. Quando queremos saber todos os porquês. Quando brincámos com carrinhos e bonecas. Quando achamos que o estado adulto é uma coisa que está muito longe. Brincámos aos labirintos. Lembro-me de na escola primária alguns manuais terem labirintos didácticos. Ensinam-nos a gostar de labirintos. E conseguem. A maior parte das crianças gostam de labirintos. É um desafio encontrar o caminho correcto. O caminho certo. Depois de muito pensar sobre o assunto, concluí que não acho bem. Sou contra. Para quê induzir as crianças que há um caminho certo? Para depois, quando deixarem de ser crianças concluírem, com desânimo e tristeza, que afinal não há um caminho correcto? Que os caminhos da vida cruzam-se, entrecruzam-se, voltam a cruzar-se e de novo a descruzar-se?
Penso que seria mais didáctico ensinar que no labirinto da vida devemos escolher caminhos tendo sempre consciência que todos eles são temporários e não levam a lado nenhum. Ou, por vezes, levam a outros caminhos. Também errados. Ou, por vezes certos. Temporariamente.

MC

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mas tu queres massacrar as crianças?
Reformulando uma das tuas perguntas: Para quê induzir nas crianças que NÃO há um caminho certo?
Elas têm tempo para lidar com a desilusão. Têm tempo para perceber que no labirinto da vida apenas se pode andar em frente e nunca para trás, mesmo que chegues a um ponto onde nenhum dos troços à tua frente te agrade. Têm tempo para terem a assustadora noção de que cada instante que passa não se repete. Têm tempo para isso... Para ficarem "agarrados" ao fluxo do Tempo, onde tudo é temporário e mutável (voltamos à velha discussão do "nada é eterno" ;) ).

Deixa as crianças viver na ilusão! Enquanto forem capazes!
(a menina dentro de mim, contente, bate palmas, embora não tenha percebido nada do que escrevi)

17:29  
Blogger José Carlos Gomes said...

Eu por mim acho que só há um caminho: deixar de fazer crianças. Para quê criar seres que, mais tarde ou mais cedo, terão de confrontar-se com a desilusão?

19:34  
Blogger e said...

já tenho a tua encomenda aqui no meu pc!

um abraço.
j.

19:07  
Blogger MC said...

ritairps:
Não. Não quero massacrar criancinhas. O labirinto é (foi) uma metáfora. Um flash cerebral. Um curto-circuito entre 2 neurónios meus que se zangaram. Não sei bem explicar a razão. Talvez os capilares sanguíneos que irrigam o meu tecido cerebral tenham sido invadidos por um fluxo de sangue temporalmente desfasado da realidade. Ou da fantasia. No entanto, viver permanentemente na ilusão também não é nada positivo. Mais tarde ou mais cedo a ilusão desfaz-se em pedaços de tempo profundamente desiludidos e desoladores. Quanto à mutabilidade do tempo parece que estamos de acordo. Seja lá o que isso for. A mutabilidade do tempo. Parafraseando Mafalda Veiga, “É tão duro aprender que na vida nada se repete, nada se promete...”

PS: Quem ler a tua última frase pensa que estás grávida :)))))))))))))

=========================

JCG:
Deixar de fazer criancinhas??? Isso implica fabricar mais contraceptivos ou estás também a sugerir parar de foder? :))
Isso não parece teu...:))
Será que isso são ideias do Bloco?
:)))))))

=========================

Enxofre:
Obrigado. Se conseguires envia-me por mail. Se não der, já sabes que apareço no Messenger por volta das 21h. Abraço.

15:42  
Anonymous Anónimo said...

"talvez os capilares sanguíneos que irrigam o meu tecido cerebral tenham sido invadidos por um fluxo de sangue temporalmente desfasado da realidade".
Aiii! Isso dói?
;)

resposta ao PS:
Tu sabes do que eu estou a falar. Da menina que toma conta da cabra
:))))))))
(agora é que foi!)

16:19  
Blogger José Carlos Gomes said...

Mais contraceptivos ou mais esterelizações, tanto faz. O importante é foder sem procriar.

00:44  
Blogger MC said...

ritairps:

Sim, doi um bocadito, depende do comprimento do desfasamento da realidade. Ou da realidade do desfasamento do comprimento dos fluxos :)

Tu tens uma cabra a tomar conta de uma menina???
A cabra educa a menina?
Assim, a menina, quando for grande vai ser uma ...
:)))))))))))))))))

===============
JCG

Uiii
Tu defendes as esterilizações?
Essa merda deve doer pra caralho!
Mas se defendes isso podias começar por esterelizar-te a ti próprio...
:)))))

21:44  
Anonymous Anónimo said...

eu que vim aqui só ver a bola fui apanhada no tiroteio!
deixar de fazer crianças? mas onde está o senso deste senhor? viva o sexo amiguinho. podemos sempre interpretar estes textos como metáforas, não?
essa da cabra criança tem muito que se lhe diga...ora vejamos um exemplo ou façamos um "suponhamos":
se deixarem de se fazer crianças o mundo vai ser cheio de adultos. os adultos podem ser crianças e cabrões ou cabras, certo? isto tudo ao mesmo tempo. logo haverá sempre crianças e cabras e cabrões e adultos no mundo! hmmmm..vou para casa pensar neste assunto :P
raquel

13:42  

Enviar um comentário

<< Home