Navegar
"Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável."
(Séneca)
Aprecio esta frase e compreendo a metáfora mas não posso concordar inteiramente com ela porque, por vezes, o destino sufoca-nos. Limita-nos a liberdade. De pensamento e de acção. Por vezes, é mesmo melhor navegar sem destino. Seja para onde for.
MC
7 Comments:
"O vento determinará o destino. Pousemos os remos e deixemo-nos ir." (Anónimo meu conhecido)
É isto a liberdade?
Poder-se-ia então dizer "Quando se navega sem destino, qualquer vento é favorável."? Desde que nos mantenha a navegar...
Conseguiste(imos?) uma versão POSITIVA. Estou orgulhosa! ;)
Sim, concordo que qualquer vento é-nos favorável desde que nos mantenha a navegar... Porque o que é preciso é navegar, navegar, navegar... Pelo mar, Sentir o brilhar do luar a entrelaçar...
O importante é saber para onde não ir, mesmo que não se saiba para onde queremos ir. Deixar-nos andar ao sabor do vento e das correntes é perigoso, o mais provável é sermos empurrados para onde não queremos.
Amigo JCG:
Estou impressionado com o teu comment!
Não pareces tu a falar (teclar).
Andar ao sabor do vento é perigoso???
Tu?
O Marginal ?
A dizer uma coisa dessas?
Tu?
O Gajo que vive à margem?
Tu?
O Gajo que gosta de deambular sobre as fronteiras?
Tu?
O Gajo que gosta de sobrevoar os limites?
Tu?
...
;-)
Abraço
O "vento" sopra para te encaminhar para o lado do mais forte. Andar ao sabor do vento é ir ter com a manada. Para não seres carneiro (bem sei que nada podes fazer quanto a isso) tens de ir contra o vento.
Andando SEMPRE contra o vento, temos tanta liberdade de escolha como andando sempre a favor do vento. Deixamos que a manada dite para onde não vamos.
A manada que vá pastar! :)
Eu vou por aqui. A manada se quiser vir, vem, se não quiser vir, não vem.
Enviar um comentário
<< Home