sexta-feira, junho 17, 2005

Imagens e Palavras

Não sei bem porquê, por que razão, mas dei comigo a pensar em provérbios populares e expressões ditas por pessoas, pelos comuns, pelos mortais, por aqueles que não têm por hábito navegar pelos oceanos da tonticidade. Lembrei-me da expressão: “Uma imagem vale mais que mil palavras!” E pensei: Mil palavras? Uma imagem? O que é uma imagem? E uma palavra? Eu poderia dizer o contrário: Uma palavra vale mais que mil imagens! Não tem sentido na mesma? Claro que sim. Ao reflectir sobre este assunto lembrei-me (às vezes lembro-me de coisas) do filme “Branca de Neve” do João César Monteiro. Ecrã negro. Só palavras. Magnífico. Claro que o público não apreciou esta loucura do João César Monteiro, mas, como ele próprio na altura disse: “Quero que o público se foda”. Poucos foram os que perceberam que aquele filme foi para valorizar as palavras e desprezar as imagens. Não que as imagens não tenham valor, mas porque são demasiadamente valorizadas em detrimento das palavras. Ainda deambulando sobre o filme, poucos são os que sabem que ele, o João César Monteiro, inspirou-se num livro chamado “Graças e Desgraças do Olho do Cu”. É verdade. Usando as suas palavras: “achei interessante fazer-se um filme que tomasse o ponto de vista do olho cego, do olho que não vê, do olho discreto, oculto geralmente entre duas belas rotundidades.” Mas esta cena do filme foi um parêntesis, porque eu só queria valorizar as palavras, tantas vezes desprezadas em função do valor que se atribui às imagens. Pelo menos aqui, os dicionários da tonticidade conhecem palavras que valem muito mais que mil imagens.

Nota: O cor-de-rosa deste texto deve-se à Branca de Neve e ao cinema. Lembrei-me que no Trivial Pursuit os queijos sobre cinema e espetáculos são cor-de-rosa.

MC

1 Comments:

Blogger SoNie said...

UAU !! Mas q bela reflexao.. gostei do pormenor da cor.. Sinceramente.. eu ainda digo que penso de mais !!! 5* !!!

Nao vi o filme.. mas felizmente ou infelizmente eu sou dessas pessoas que valorizo muito as palavras.. se calhar demasiado .. mas prontuh ... * * *

Continua *

18:44  

Enviar um comentário

<< Home